Sala 13

A Sala 13 é um projeto de referência no Agrupamento que tem como finalidade ajudar na integração e autonomia pessoal e social dos alunos do Polo de Ensino Estruturado.

Os objetivos gerais do Polo de Ensino Estruturado, parte integrante do Centro de Apoio à Aprendizagem, prendem-se com a participação dos alunos com Espetro do Autismo nas atividades curriculares e de enriquecimento curricular junto dos pares da turma a que pertencem.

No Polo desenvolve-se um modelo de ensino estruturado, aplicando-se um conjunto de princípios e estratégias que, com base em informação visual, promovem a organização do espaço, do tempo, dos materiais e das atividades. Desenvolvem-se metodologias e estratégias de intervenção interdisciplinares que, com base no modelo de ensino estruturado, facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar.

O ensino estruturado procura facilitar os processos de aprendizagem, de autonomia e de comportamento, e surge como uma resposta educativa específica para os alunos com Espetro do Autismo. Esta traduz-se num conjunto de princípios e estratégias que organizam o espaço, o tempo, os materiais e as atividades a desenvolver, proporcionando segurança / confiança a estes alunos.

Neste contexto, está subjacente adotar opções educativas flexíveis, de caráter individual e dinâmico, pressupondo uma avaliação constante do processo de ensino e de aprendizagem do aluno e o regular envolvimento e participação da família, bem como assegurar os apoios específicos ao nível da Terapia da Fala, de Psicologia e de Psicomotricidade, ao abrigo da parceria entre o CRI da APPDA-Lisboa e o Agrupamento de Escolas de Alfornelos.

O agrupamento mantém uma parceria com o Continente Bom Dia de Alfornelos, com o qual se tem estado a desenvolver os Planos Individuais de Transição (PIT).

No Polo de Ensino Estruturado desenvolvem-se atividades funcionais tais como: culinária; olaria; engomadoria; dobragem de roupa; lavagem de loiça; expressão musical; expressão físico-motora; jardinagem/horta.

É de salientar que para além de todo o trabalho desenvolvido em contexto de Polo de Ensino Estruturado os alunos, ainda, usufruem de algumas disciplinas substitutivas: Expressão Plástica, TIC Funcional, Expressão Musical e Inglês Funcional.