Vamos à Horta! - EB1/JI Maria Irene Lopes Azevedo

Este Projeto de Escola foi pensado de acordo com as atividades estipuladas no Plano Anual de Atividades como Oferta Complementar. Uma vez que existe na escola um espaço propício, pensou-se que seria interessante dinamizar este projeto, mantendo uma Horta Pedagógica no contexto BioAgradável. Esta deverá visar a dinamização dos espaços exteriores da escola com a criação de canteiros temáticos. Desta forma pretende-se fazer um melhor aproveitamento do espaço. Para além disso, a dinamização desta horta proporcionará o contato direto dos alunos com a Natureza, através da sua responsabilização pelas tarefas hortícolas. Com este projeto as crianças terão um contato mais direto com aspetos da natureza, estimulando uma aprendizagem ativa e uma melhor consciência ecológica.

Horta Pedagógica EB1/JI Orlando Gonçalves

Na nossa Escolinha também somos pequenos agricultores.

Já iniciámos as nossas plantações.

Horta Pedagógica EB1/JI Santos Mattos

Tendo como documentos orientadores as Orientações Curriculares para o Pré-Escolar, as Aprendizagens Essenciais e algumas das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, com a implementação deste projeto, pretendemos gerar processos educativos ricos, contextualizados e significativos para cada um dos grupos envolvidos.

O cultivo da horta escolar poderá ser um valioso instrumento educativo, se encarado como um verdadeiro laboratório ao ar livre onde, de forma significativa e contextualizada, poderão ser abordados diferentes conteúdos curriculares e promovidas vivências que resgatam valores e despertam o interesse pelas aulas, melhorando assim a aprendizagem dos alunos.

Pretende-se ainda desenvolver o compromisso das crianças com o cuidado do ambiente escolar: cuidado do espaço exterior e interior da sala ou da escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o Mundo.

Acreditamos que a reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, irá gerar processos educativos ricos, contextualizados, que serão significativos para cada um dos grupos envolvidos.