Projeto "Por uma Escola para as crianças"

EB1/JI Alice Leite

A exposição a imagens e outros estímulos intencionalmente organizados estimula a curiosidade e facilita a aprendizagem dos alunos. Decorar os espaços da escola poderá tornar a escola mais bonita, alegre e tornar mais agradável para as crianças a sua permanência na mesma.

É na escola que o aluno passa a maior parte do seu tempo. Neste caso, ele teria a seu favor ambientes diversificados e mais estimulantes.

Para que as crianças tenham um desenvolvimento saudável, tanto físico quanto mental, um bom ambiente escolar é fundamental para o processo. Cabe à escola promover um local saudável, em que os alunos tenham liberdade para interagir com professores, colegas de sala e auxiliares de ação educativa.

A infraestrutura escolar, especialmente nos aspetos físicos, influência muito o desenvolvimento dos alunos. Uma boa organização estimulará o convívio entre eles e facilitará o processo de aprendizagem. As relações sociais são muito relevantes para que o aluno desenvolva o seu lado crítico e de reflexão.

A escola tem um papel importantíssimo no desenvolvimento social de seus alunos. Nela, eles têm a possibilidade de criar e estreitar suas relações interpessoais. Também aprendem a trabalhar em grupo. Assim, de forma a facilitar este processo, é necessário oferecer um ambiente escolar agradável e que estimule o relacionamento coletivo e um ambiente colaborativo.

Problema

A escola, atualmente não possui identidade. As cores que predominam na mesma é o branco. Não existem cores abertas que transmitam alegria ao espaço e às pessoas que usufruem do mesmo (alunos), não sendo por este motivo um lugar muito envolvente.

Objetivo

Melhorar a aparência da escola.

Embelezar a escola.

Melhorar a sua aparência.

Pintar as portas da sala de aula e algumas paredes.

Detalhe

Inicialmente começaríamos por pintar as portas das salas das cores a que estão associadas. Atuamente as salas tem um óculo com uma orla de uma cor determinada. Essa orla dá o nome à sala. Eu sou da sala rosa, eu da azul, etc.

As portas seriam pintadas das cores dos óculos. Este trabalho seria realizado pelos alunos, coadjuvados pelos professores, técnicos, etc, que trabalham nesta escola.

A 2ª fase passaria por dar identidade às salas. Por exemplo: pré-escolar – jogos, 1º anos e 2º anos – números e letras, 3º anos e 4 anos – formas geométricas, desporto, música e … As salas teriam desenhos associados aos temas atrás referidos. A metodologia de trabalho seria similar à apresentada atrás.

Com base neste projeto, iríamos alargar o mesmo à comunidade escolar, alunos e respetivos encarregados de educação que seriam desafiados a participar de acordo com a temática.

Exemplo: Se tivéssemos uma sala cujo tema fossem os jogos, os alunos dessa sala iriam construir ou trazer jogos de equipa (jogo do galo, scrable, dominó, etc) e assim sucessivamente, sempre relacionado com o tema da sala (em stand by devido ao covid)

Conclusão

Com esta proposta, a EB1/JI Alice Leite procura cumprir o seu papel, organizando o tempo e o espaço com vista a oferecer ambientes promotores de aprendizagens.

Pretende-se que as crianças não vejam a escola como uma obrigação, mas como um momento de aprendizagem e diversão.

E como deve ser esse espaço? Alegre, confortável e acolhedor para que o trabalho ali realizado seja agradável.

O ambiente escolar deve pertencer ao aluno. Ele deve ser convidativo e garantir conforto aos mesmos.