Apoio Tutorial Específico

O Apoio Tutorial Específico visa levar os alunos a definir ativamente objetivos, decidir sobre estratégias apropriadas, planear o seu tempo, organizar e priorizar materiais e informação, mudar de abordagem de forma flexível, monitorizar a sua própria aprendizagem e fazer os ajustes necessários em novas situações de aprendizagem.

De acordo com o Despacho Normativo n.º 4‐A/2016, art.º 12.º o papel do professor passa por: reunir nas horas atribuídas com os alunos que acompanha; acompanhar e apoiar o processo educativo de cada aluno do grupo tutorial; facilitar a integração do aluno na turma e na escola; apoiar o aluno no processo de aprendizagem, nomeadamente na criação de hábitos de estudo e de rotinas de trabalho; proporcionar ao aluno uma orientação educativa adequada a nível pessoal, escolar e profissional, de acordo com as aptidões, necessidades e interesses que manifeste; promover um ambiente de aprendizagem que permita o desenvolvimento de competências pessoais e sociais; envolver a família no processo educativo do aluno: e reunir com os docentes do conselho de turma para analisar as dificuldades e os planos de trabalho destes alunos.

Destina-se a alunos dos 2.º e 3.º ciclos com 2 ou mais retenções, sendo que dada tutor acompanha grupos de 10 alunos de turmas distintas e abrangendo todas as ofertas educativas formativas.

Promove estratégias de ensino que levam os alunos a planear, monitorizar e avaliar a sua aprendizagem, ensinando estratégias explícitas sobre como planear, monitorizar e avaliar aspetos específicos da aprendizagem primeiro em apoio, e depois de forma autónoma.